Categorias

Sven Ruthner

sven ruthnerSven Ruthner (1980) vive e trabalha na Alemanha. Ele é mais conhecido por seus trabalhos em Pixel Art, o que tem atraído a atenção internacional, além de ser muito apreciado em fóruns pixel art na demoscene.

Ele tira sua inspiração a partir da linguagem teatral e artística; outras influências incluem jogos de computador e da demoscene, o que não é nenhuma surpresa, dada a origem da Pixel Art. Ele experimenta com as paletas de cores limitadas da década de 1980 e 1990, tais como CGA, EGA e esquemas de cor ZX Spectrum e MSX. Ele também cria o trabalho com base em paletas customizadas trocadas entre os artistas de Pixel Art em todo o mundo.

Ao utilizar essas paletas de cores ele adere estritamente aos limites técnicos dos computadores da época, assim as imagens geradas seriam processáveis por um máquina de referência de determinada tecnologia. “Ao desafiar a mim mesmo desta forma fortaleço a arte que eu produzo”, diz ele. “Eu sou forçado a entrar em diálogo com a arte, porque eu preciso encontrar soluções não convencionais para as restrições a que me submeto. Esse processo de criação, o diálogo com a máquina, é também o que mais me anima em fazer este tipo de arte “.

As imagens acabadas muitas vezes contêm uma pitada de humor, e possuem um apelo universal que remonta a uma época, mais inocente e pioneira da computação.

Ruthner não vê Pixel Art como um estilo. “Pixels são mais de um meio. Há artistas em todo o mundo a criando Pixel Art, e eles fazem todos os tipos de coisas diferentes. Pixel Art é frequentemente vista como algo retro, mas isso é apenas para uma parte dela. Há estilos diferentes dentro da Pixel Art”.

Veja alguns trabalhos do artista:

EGA Faces - 2007

ZX Faces - 2008

MSX Faces - 2008

8 Color Club Faces - 2010

Rotodrone - Diving Bell Remixed Cover - 2010

Toward new adventures! - 2010 (MSX palette)

4 bits faces - um dos trabalhos mais recentes - 2012

Conheça mais:

Perfil no Pixeljoint - http://www.pixeljoint.com/p/2191.htm

Blog – http://ptoing.blogspot.com.br

Você também pode encontrá-lo no fórum Pixelation - http://www.wayofthepixel.net/

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>